RESUMO DO PLENÁRIO: 20ª Sessão ordinária
O presidente da Câmara de Vereadores de Custódia, Ronny Barbalho conduziu os trabalhos da 20ª Sessão ordinária do Legislativo, direto da Casa João Miro da Silva, de forma virtual, devido a pandemia do novo coronavírus.
Nesta terça-feira(04.08.2020), entraram na ordem do dia os Projetos de Lei do Legislativo n° 014/2020 que dar-se o nome de Rua Isauro de Melo Pereira à rua projetada no Loteamento Paulista, bairro COHAB, do nosso município e outras providências e o n° 15/2020 que dar-se o nome de Rua Francisco Guerra dos Santos à rua projetada no bairro Rodoviária do nosso município e outras providências, ambos de autoria do vereador Fábio Medeiros. (“Neguinho da Maravilha”).
E o Projeto de Lei da Diretriz Orçamentária para 2021, Projeto do Executivo Municipal de n°09/2020 para Comissões.
Fábio Medeiros: em seu discurso, o vereador justificou os projetos com os nomes das ruas. Além disso, falou da emenda do dep. João Fernando Coutinho, que conseguiu, mas está parada devido a problemas no envio da emenda. E comemorou a indicação feita pelo deputado André de Paula de um diretor da Funasa.
Marcílio Ferraz: destacou os reclames da população no tocante à saúde municipal. “Um cidadão de Quitimbú precisou da ambulância de Custódia mas ela não foi liberada, e ele teve que ir à Recife de carro particular. Esse exemplo nos mostra que o custodiense não pode contar com a saúde do próprio município, e isso nos motiva cada vez mais a buscar uma gestão que melhore a saúde de nossa cidade”. “Analisemos com muita calma as Diretrizes Orçamentárias para o ano que vem”, pontuou o vereador.
Nidinho de Biu: elogiou a atuação do prefeito nas obras vigentes no município. “Várias ruas estão sendo calçadas, há postinho a todo vapor, os agricultores estão satisfeitos com o trabalho de aração de terra, várias estradas estão sendo concluídas”, afirmou ele. Também afirmou que as pessoas não estão indo ao hospital por medo do novo Corona Vírus, e não por falta de médicos. Durante aparte o presidente da casa, vereador Ronny pediu que Nidinho cobrasse do prefeito as placas com os nomes das ruas, e este disse que iria correr atrás.
Cristiano Dantas: questionou o processo licitatório de adicionar aos 450 mil reais, 276 mil reais para o aluguel de tendas, que, segundo ele, estão servindo de estacionamento. “É fingir estar trabalhando, isso é lavagem de dinheiro. O povo não engole mais, essa é minha opinião”, ressaltou o vereador Cristiano. Reclamou, ademais, que para o cidadão de Quitimbú fazer uso da ambulância precisava pedir permissão aos cabos eleitorais.
Nita Barreto: parabenizou a atuação do secretário de obras na recuperação das estradas de várias localidades e afirmou que ele estava “concluindo as demandas”. Outrossim, enalteceu a atuação da Secretaria de Saúde nos postinhos e na vigilância sanitária, disse também que a situação do corona vírus está bem controlada em Custódia. Igualmente, elogiou a Secretaria de Educação por ter adquirido um ônibus. “A prefeitura está refazendo o serviço malfeito das gestões anteriores e concluindo com responsabilidade para a população”, falou a vereadora.
Joãozito Moura: afirmou que o Terminal Rodoviário, foi cedido ao corpo de bombeiros e até hoje não veio. Rebateu a vereadora Nita: “não pode de forma alguma estar cobrando outras gestões, tem que andar para frente, sem estar botando a culpa em A ou B”.
Também disse: “estamos com três anos que foi recebido 25 milhões de precatórios e agora, faltando 90 dias para as eleições, quebraram o Ernesto Queiroz, que tenho certeza que não vai concluir nesta gestão, porque há dois anos iniciaram uma reforma no sítio Oiti e não finalizaram”.
Rebateu o vereador Nidinho, afirmando que o motivo do povo não ir ao hospital não era medo do corona vírus, e sim porque não são bem atendidos. Pediu que o prefeito acelerasse as obras inacabadas.
Yolanda de Alzira: parabenizou a Secretaria de Assistência Social e a Secretaria do Governo. “Essa semana foram adquiridas cestas básicas para serem distribuídas para comunidades Quilombolas e foram distribuídas com bastante organização”, disse a vereadora. Também falou estar satisfeita com as reformas nas comunidades Quilombolas.
Anne Lúcia: elogiou o trabalho do prefeito e disse que está sendo de grande importância. “O bairro Cruzeiro foi 100% saneado e vai ser calçado”, ressaltou, “uma das lutas é o saneamento básico de qualidade”.
Ao final da sessão, o Projeto de Lei do executivo 09/2020 Diretriz Orçamentária para 2021, que tem até o final de agosto para ser apreciado em plenário, foi encaminhado para as Comissões.
Os dois Projetos de lei do vereador Fábio Medeiros, de alterar os nomes das ruas, foram aprovados por unanimidade.
ASCOM / CÂMARA CUSTÓDIA